segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Um Panorama da Fotografia Portuguesa

Curitiba recebe o 2º Ciclo da Fotografia Portuguesa no Brasil

Um recorte significativo da fotografia contemporânea portuguesa entra em exposição no Museu Municipal de Arte de Curitiba (MuMa), no Portão Cultural. O Ciclo da Fotografia Portuguesa no Brasil ganha uma segunda edição, um pouco maior que a realizada em 2013, com objetivo de ampliar o diálogo artístico entre os dois países. A exposição 2014 reunirá o trabalho de dez artistas lusitanos que poderão ser vistos até 20 de abril.

O 2º Ciclo vai discutir o tema “Memória”, explorando visualidades ligadas a arquivos, diários e álbuns registrados pelas lentes dos fotógrafos portugueses. Da seleção de fotógrafos representantes de diferentes gerações estão os renomados José Pedro Cortes, Inês d’Orey e André Príncipe. Este último, formado em Psicologia e Cinema, já realizou exposições individuais e coletivas em Londres, Portugal, Madrid, Barcelona, Viena e Rio de Janeiro.

A artista Inês d’Orey é graduada em Fotografia pela London College of Printing e foi vencedora do prêmio Novo Talento Fotografia FNAC (2007). José Pedro Cortes é um dos três indicados para o Prêmio BES PHOTO deste ano. Ele realizou o Master of Arts in Photography no Kent Institute of Art & Design (UK), além do Programa Gulbenkian de Criatividade e Criação Artística (Fotografia). É fundador e co-editor, junto de André Príncipe, da Pierre Von Kleist Editions e realiza regularmente exposições em Portugal e Londres.

Os outros fotógrafos participantes do Ciclo são: Ana Viotti, Daniel Antunes Pinheiro, Maria Leonardo Cabrita, Francisca Veiga, Diogo Simões, Miguel Godinho e Frederico Malaca. “Como na primeira edição, a curadoria do evento contempla fotógrafos portugueses de diferentes gerações e em diferentes estágios de suas carreiras profissionais”, contextualiza Isadora Pitella, coordenadora e curadora do II Ciclo da Fotografia Portuguesa no Brasil.

O evento recebe financiamento da Direção Geral das Artes (DGArtes), do Governo de Portugal e da Fundação Cultural de Curitiba (FCC).

SERVIÇO
2º Ciclo da Fotografia Portuguesa no Brasil
Data: de 19 de fevereiro a 20 de abril
Horário: das 10h às 20h
Local: Museu Municipal de Arte de Curitiba – MuMa ( Av. República Argentina, 3430, Terminal do Portão – Portão)
Entrada gratuita

Imagem: Foto do português José Pedro Cortes

Nenhum comentário:

Postar um comentário