terça-feira, 27 de setembro de 2011

Emmanuel Nassar Participa da 8ª Bienal do MERCOSUL


Com uma obra que “representa” a bandeira brasileira pintada sobre painel de chapa de metal o artista brasileiro Emmanuel Nassar participa da 8ª Bienal do MERCOSUL. Em entrevista para o site da Bienal Nassar reafirma que a precariedade é uma marca fundamental do seu trabalho.

Ao pintar uma bandeira nacional em "condições precárias" o artista, além de tratar de questões estéticas, propõe “rever o conceito de Brasil desenvolvido”. “Dos países em desenvolvimento, por exemplo, o Brasil é o único com um arcabouço de democracia” afirmou Nassar ao jornalista Cauê Alves.

Após ser questionado sobre a sua origem como artista paraense Emmanuel ressaltou, com a sua peculiar contundência, que ”este é um dado fundamental da minha geo biografia pessoal. Tem grande importância para quem trata do espaço, tempo, localização, orientação.”

A 8ª Bienal do MERCOSUL tem como tema “Ensaios de Geopoética” e se estende até o dia 15 de novembro em vários espaços localizados na Cidade de Porto Alegre.

Entrevista com Emmanuel Nassar: http://bienalmercosul.art.br

Imagem: Janete Longo/AE
Texto: Ednaldo Britto

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Livro: Do Moderno ao Contemporâneo - Kátia Canton


Nesta coleção, Katia Canton apresenta temas que emolduram o mundo contemporâneo e que são refletidos na arte atual: a superação da modernidade; a questão das narrativas; o tempo e suas relações com a memória; o corpo, a identidade e o erotismo; as noções de espaço e lugar; as políticas e micropolíticas. Em linguagem acessível, a teoria é entremeada a entrevistas com artistas brasileiros.


Título: Do Moderno ao Contemporâneo - Coleção Temas da Arte Contemporânea
ISBN: 9788578272234
Páginas: 56
Edição: 1
Tipo de capa: Brochura
Editora: Martins Fontes
Ano: 2010
Assunto: Artes-Teoria E Historia
Idioma: Português


Imagem e texto: Martins Fontes

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Colóquio "Ver-o-Peso: Tessituras de Arte, Imagens e Patrimônio"


O Colóquio é produto do Projeto Ver-o-Peso: Tessituras de arte, imagens e patrimônio que tem o apoio da Universidade da Amazônia, financiamento da FIDESA e CNPq e envolve docentes e discentes dos cursos de Artes Visuais e do Mestrado em Comunicação, Linguagens e Cultura da UNAMA.

A intenção do Colóquio é discutir arte, cultura e patrimônio sob a perspectiva do Ver-o-Peso, patrimônio cultural da cidade de Belém do Pará, que desde o final dos anos 1990 tornou-se um lugar no qual os artistas têm realizado importantes proposições artísticas. Para discutir as questões relativas à arte e cultura convidamos Ana Mae Barbosa que é uma referência no campo da Arte e Educação, além de ter sido diretora do Museu de Arte Contemporânea da USP. Ana Mae fará uma conferência na abertura do Colóquio, no dia 22 de setembro, às 19h no Museu de Arte Sacra. No dia seguinte, 23 de setembro, às 19h, na UNAMA da Alcindo Cacela haverá uma mesa-redonda mediada por Ana Del Tabor, com as palestrantes Dorótea Lima, superintendente do IPHAN no Pará e Rosangela Brito, artista, museóloga e professora da Universidade Federal do Pará.





Programação:

22/09 - Conferência de Abertura - Dra. Ana Mae Barbosa
Apresentação - Dra. Marisa Mokarzel
Horário: 19:00h
Local: Igreja de Santo Alexandre, Praça Frei Caetano Brandão, Cidade Velha - Belém.

23/09 - Mesa de Debate: Ver-o-Peso: Arte e Patrimônio
M.Sc. Dorótea Lima e M.Sc. Rosangela Brito.
Mediação: M. Sc. Ana Del Tabor
Horário: 19:00h
Local: Auditório D-200 - UNAMA Travessa Alcindo Cacela, 287, Umarizal - Belém.

Toda a programação é aberta ao público.


Imagem e texto: coordenação do colóquio

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Arte contemporânea: Mira Schendel tem Mostra no Rio


Vinte e sete obras de Mira Schendel serão expostas no Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro. A mostra dá destaque às pinturas da suíça radicada no Brasil e que é hoje considerada um dos expoentes da arte contemporânea brasileira.

Mira Schendel, pintora será inaugurada neste 10 de setembro e reúne alguns dos melhores exemplos da pintura da artista, produzidos entre os anos de 1950 e 1980, pertencentes a acervos de coleções particulares e instituições.

Ao longo de sua carreira, Mira Schendel trabalhou com diferentes materiais e linguagens, sendo mais conhecidos seus trabalhos em papel, tais como as monotipias e os objetos gráficos. Mas a pintura sempre permeou sua trajetória. Na mostra, serão apresentadas obras que exemplificam as diversas fases da produção pictórica da artista como naturezas-mortas, óleos e têmperas nos quais introduziu letras e palavras e pinturas matéricas, que apresentam texturas compactas como massa, cimento e areia.

Já nos anos 1980, Mira passou a produzir têmperas monocromáticas de superfície fosca e aveludada, sobre as quais aplicava figuras geométricas em folha de ouro ou traçava formas quase invisíveis com linhas tênues e leves incisões. A mostra também apresenta exemplos dos Sarrafos, obras que tensionam as fronteiras entre a pintura, a escultura e o desenho.

Serviço

Mira Schendel, pintora
Instituto Moreira Salles - Rio de Janeiro
Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea
De 10 de setembro a 20 de novembro de 2011
De terça a sexta, das 13h às 20h
Sábados, domingos e feriados, das 11h

Fonte: http://terramagazine.terra.com.br

Imagem e Texto: Terra Magazine

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Exposição Apresenta Panorama da Arte da Gravura em Goiás


O Museu de Arte de Goiânia (MAG) abre, no próximo dia 8, a exposição Gravuras Goianas. Composta por 66 obras originais, pertencentes ao acervo da Faculdade de Artes Visuais (FAV) da Universidade Federal de Goiás (UFG), a mostra oferece ao público um panorama da arte da gravura no Estado.

Todos os trabalhos que integram o catálogo são de autoria de artistas locais e foram doados à FAV por meio do projeto "Acervo de Gravuras Goianas", desenvolvido pela Professora Edna Goya, entre os anos de 1996 e 2007. Várias técnicas de impressão podem ser conferidas na exposição, tais como xilografia, calcografia, a serigrafia e litografia.

A mostra apresenta obras de artistas de diferente gerações, colocando o visitante em contato com diversos estilos. Entre os nomes que assinam os trabalhos estão: Paulo Fogaça, Dinéia Dutra, Zofia Ligesa Stamirovska, Leonan Fleury, Ana Maria Pacheco, José César Clímaco, Selma Parreira.

De acordo com os organizadores da exposição, "os gravadores que integram a coleção foram selecionados pela sua dedicação à linguagem dos processos de gravura, quantidade de obras e a qualidade da produção". O objetivo é fazer com que o acervo "pudesse se configurar como uma memória viva dessa linguagem, feita por artistas que marcam ou marcaram presença no cenário da gravura, dos anos de 1954 a 2000".

Gravuras Goianas

Abertura: 8 de setembro de 2011, quinta-feira, às 20h
Visitação: 9 de setembro a 2 de outubro de 2011, segunda a sexta-feira, 8h30 às 17h30. sábados, domingos e feriados, 10h às 17h.
Local: Sala Reinaldo Barbalho
Endereço: Rua 1, n. 605, Bosque dos Buritis, Setor Oeste. Goiânia-GO
Informações pelo telefone: (62) 3524-1196

Texto original: http://m.terra.com.br

Imagem e texto: Terra Magazine